terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum - Noções Básicas

O RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum) prevê uma separação vertical de 1000 pés (a separação normal é de 2000 pés) entre aeronaves voando do nível 290 ao 410. A utilização do RVSM permitiu uma série de benefícios, tais como: um melhor gerenciamento de tráfego, um aumento da capacidade do espaço aéreo e uma maior economia de combustível das aeronaves (que voam mais próximas dos seus níveis ótimos). 
Para que um voo em ambiente RVSM transcorra sem problemas, é... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)
... importante conhecer alguns detalhes desse espaço aéreo especial. Utilização do piloto automático, plano de vôo, espaços aéreos de transição, uso do TCAS, entre outros, são pontos que devem ser analisados com mais cuidado por apresentarem particularidades em ambiente RVSM, além de serem exigidos requisitos específicos dos pilotos, das aeronaves, da manutenção dessas aeronaves, do espaço aéreo controlado; para que se possa implementar tal separação mínima, ou seja, há uma necessidade de homologação de diversos setores, sistemas e operadores para que tal conceito possa ser utilizado por uma empresa. Aqui no Brasil, a norma IAC 3508 é a que regula os requisitos necessários para tal homologação por parte da ANAC.
Abaixo, segue um vídeo em inglês com uma excelente explicação acerca do RVSM. Após esse vídeo, dois  vídeos impressionantes com o RVSM na prática, de dentro de uma cabine. Vejam...

Nenhum comentário: